PRESIDENTE DO CONSELHO DA REDINHA, CONSIDERA PÉSSIMA A ATUAÇÃO DOS VEREADORES DE NATAL

Seguindo com a proposta do BOA entrevistas, "fomos à praia", e é lá no Bairro da Redinha que reside o nosso entrevistado, ele um jovem atuante, com personalidade, e que deixa transparecer na sua gestão, características próprias, de um líder que sabe exatamente como atuar, e que busca melhorias diariamente para a sua comunidade, mesmo diante dos obstáculos, esse é o JONH PIERRE.

Confira tudo isso e muito mais. 

UM JOVEM DETERMINADO 
Jonh Pierre é um jovem evangélico, casado e Pai. É formado em Edificações, e atua profissionalmente como Bombeiro Civil, é um residente nativo da Redinha há 32 anos. 

Pierre iniciou sua trajetória nas políticas públicas no ano de 2000, mesmo jovem, já atuava como representante na escola onde estudou, e também como delegado na luta por direitos estudantis. Ele menciona que em um dos encontros no antigo Dinâmico Colégio e Curso.

Jonh Pierre, presidente do Conselho Comunitário do Bairro das Redinha

Daí então as coisas foram acontecendo, Líder de Sala, Grêmio Estudantil e outros. 

Ele sempre queria somar com algo que estava para acontecer, e já trazia consigo o Rap, elemento do Hip Hop, Pierre também é Mc. 

Relata que apesar da última participação ter sido na posse da sua diretoria em 2016, ele afirma ter consigo a música, por ser parte da sua essência. 

O Rap foi fundamental na sua formação nas políticas públicas. Fui do Grupo Facção Real de 2006 na formação, foi onde comecei a palestrar, participar de Projetos Sociais, dá aula de teatro, participar de debates políticos. 

Pela ONG CANTO JOVEM, foi a minha formação política. Levo comigo o aprendizado que adquiri com Luciana Andre, Leila Maranhão, Rodrigo Bico, André Sobrinho, Brunna Brok e demais gestores. 

Na ONG Canto Jovem recebi a missão de compor jovens, e lembro que dá Redinha conseguimos uma base de 30 á mais jovens para os encontros, senti que ali mesmo era o caminho. 

Fui do Conselho de Saúde do Bairro, e daí em diante foram várias ações de construção, principalmente voltada para a juventude, uma delas foi a criação do Movimento Hip-Hop Redinha, com Laerte conhecido por Real, junto com o Facção Real e o Super Nova B.Boys. 

Fundei em 2013 o Movimento Cultural Nossos Valores, no qual também coordenei junto com Miguel Carcará. 

Mais tarde veio o Conselho da Redinha, por acreditar que poderia fazer mais pelo meu bairro, pela minha comunidade. 

COMO A COMUNIDADE ENXERGA 
Jonh acredita ser visto pela sua comunidade, como um líder transparente e de respeito com todos, desde a classe política à religiosa.

Jonh Pierre discursando na sua comunidade, prestando contas das ações desenvolvidas

Diferente do que algumas pessoas disseram, em forma de crítica, que na minha gestão a prioridade seria Rapper (Música), nossas redes sociais mostram que independente do meu gosto musical, meu foco chama-se Redinha. 

MANDATO COMUNITÁRIO 
Nossa diretoria foi eleita em 2016, concorremos com mais 2 (dois )candidatos, onde obtivemos 584 votos, fomos eleitos com 316 votos. Para um mandato de 4 anos, 

Atualmente estamos construindo proposta para reforma estatutária, sugerimos mandato entre 2 e 3 anos, com eleição no seu formato tradicional. 

Estamos estudando possibilidades, levando em conta a situação que nos encontramos devido a Pandemia. 

JONH E AS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO 
Procuro ser transparente em todos os aspectos, esse foi, e é o nosso lema, mesmo não podendo está presente na comunidade durante todo o dia, fisicamente é complicado, pois trabalho em empresa privada. 

Para ir às secretarias ou realizar ações, conto muito com a flexibilidade dos meus superiores na empresa que trabalho, Marcelo e Jean que reconhecem a importância do nosso trabalho em prol da nossa comunidade. 

LEGADO DA GESTÃO 
Mesmo com todos os obstáculos, estamos encerrando nosso ciclo, mas sempre fui transparente e comprometido, tenho convicção que a nossa gestão deixa um legado positivo para o bairro da Redinha. 

Acredito que deixamos um legado de muita luta, transparência e Compromisso, principalmente uma atuação sem ligação e coligação Política. 

AÇÕES DA NOSSA GESTÃO 
-Considero nossa gestão positiva, realizamos três temporadas de Cursos de qualificação, com mais de 100 formandos em várias áreas, como: Auxiliar de Elétrica, Cuidador de idosos, Recepcionista, Cabeleireiro e vários outros cursos, uma média de 30 cursos, além dos cursos de artesanatos. 

-Viabilizamos diversas parcerias e realizamos diversas ações e atividades: 

-Tivemos o Vale Luz; 

-Procon nos Bairros; 

-Atendimento Jurídico; 

-Exames de Vista; 

-Projeto do Mesa Brasil através do Sesc, onde atendemos mais de 850 famílias; 

-Realizamos Carnaval da Prevenção; 

-Mutirão de limpeza na praia; 

-Sopa Solidária; 

-Ação no Dia da Mulher; 

-Dia das Crianças; 

-Natal das Crianças, entre outras ações parceiras; 

-O Aniversário da Redinha, que nós resgatamos, e que entra em nosso calendário oficial comunitário como uma tradicional Festa. 

-Durante a Pandemia arrecadamos mais de 7 toneladas em alimentos para atender a comunidade; 

-Distribuição de 5 mil máscaras fruto de doação do governo do Estado, dentre outros. 

Em realizações estruturais lutamos e conquistamos 

-A reforma das quadras poliesportivas; 

-A Unidade Básica de Saúde da África; 

-A Escola Prof. Dulce Wanderley, somando forças com a direção; 

-Conseguimos o ponto da Cosern na luta através do reconhecimento do Projeto Vale Luz, 

AÇÕES PLANEJADAS 
Em curto prazo, já que estou como delegado no orçamento Participativo pela Prefeitura de Natal, e como destinei verba para ampliação da UBS Redinha, construção de um Centro de Velório e um Espaço Social, todos com terreno pronto, acredito que essas benfeitorias possam ser tangíveis; 

Lutamos pela drenagem e pavimentação de todas as ruas necessitadas do bairro, a proteção das ZPA, principalmente a do nosso eterno Rio Doce e o Manguezal, e junto a Prefeitura a construção do Terminal Turístico da Redinha, com 80% das vagas para o bairro. 

PARCEIROS E PARCERIAS 
Primeiro Deus e minha família, meus Pais, minha Esposa e minha Filha. 

-Projeto Nossos Valores, onde iniciamos a conversa junto com a Professora Ângela do Projeto Saci nas UBS do Bairro; 

-Mesa Brasil – Sesc; 

-Cosern - Projeto Vale Luz; 

-Projap Cursos - Paulo Revoredo; 

-Irmã Morena - Nossa professora de Artesanato, tendo como foco o biscuit; 

• Isabel conhecida como Nine (In memoriam) - Nossa professora de crochê; 

• Jeane; 

• Mirantes Lacerda; 

• Restaurante Nobre Sabor; 

• Radical Social; 

• Escolas do Bairro que sempre tem aberto as portas e somado nas ações; 

• As UBS Redinha e África; 

• Conselho Comunitário do Parque das Dunas; 

• As Igrejas do Bairro; 

• Projeto Ajudeaí; 

•Projeto Educajus- Advogados/Psicólogos; 

• Massas Jucurutu; 

• Farinha dos Anjos; 

• Ass. Ministério Público; 

• Membros da Gestão e a própria Comunidade que nos elegeu. 

DIFICULDADES DA GESTÃO 
Uma das nossas maiores dificuldades é fazer a população entender que somos nós por nós, e que uma comunidade unida tende a progredir, se não for assim às dificuldades serão para sempre, principalmente por não termos representante no legislativo e/ou Câmara. 

OS VEREADORES E A COMUNIDADE 
Considero péssima e muito negativa, a atuação dos vereadores na comunidade, em nossa posse estiveram 12 autoridades entre candidatos e vereadores de mandato buscando apoio do Conselho. 

Mas sempre deixei bem claro que minha única exigência é que eles trabalhassem na comunidade, diante disso, não apareceu nenhum para trabalhar pela Redinha, agora que se aproxima o período eleitoral, até mesmo os que se denominam "candidatos/representantes da Redinha" estão passeando novamente, como se já estivessem presentes desde o início, usando de fachada o que já é luta e conquista do povo, com o intuído de se promover. 

GESTÃO ÁLVARO DIAS NA REDINHA 
Com base em nossa Gestão, posso dizer positiva, com apenas 2 (dois) anos a frente da Prefeitura, o Prefeito Álvaro Dias nos entregou novas paradas de transporte, a UBS África , duas Quadras Poliesportivas, a Praça Nsa. Sra. dos Navegantes, juntamente com o Parquinho para nossas crianças, a sopa que é entregue no CRAS localizado na África, mais de 300 títulos de posse dando valorização as residências, e estamos na luta pela Construção do Terminal Turístico. 

Mas ainda faltam as drenagens e pavimentação das ruas, a aprovação do Orçamento Participativo, a reforma do Cemitério, ampliação do CEMEI que é pauta desde 2017, reforma da E.M Nsa. Sra. dos Navegantes e a instalação da Feira Livre. 

ATUAÇÃO DO GOVERNO NA COMUNIDADE 
O governo do Estado fez doações de máscaras, na qual pudemos atender 5.000 (cinco mil) pessoas. 

Estamos aguardando respostas de solicitações feitas pela nossa gestão ao governo do estado, relacionada à assistência à famílias da nossa comunidade. 

*As opiniões expressas na entrevista, é de inteira responsabilidade do entrevistado.

1 Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa,temos que pressionar os governantes a sair do escritório e visitar a comunidade pra ver de perto a situação do povo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem