domingo, 13 de dezembro de 2020

CONFIRA A LISTA COM OS 95 NOMES DE CANDIDATOS A VEREADOR EM NATAL, QUE OBTIVERAM VOTOS NO BAIRRO DAS QUINTAS

O B🎯A mais uma vez surpreende, e publica levantamento feito em cada uma das seções, dos colégios eleitorais do Bairro das Quintas.

De acordo com os números, identificamos que a eleição no bairro se polarizou de forma mediana, entre Marcílio Ribeiro e Bruno Gomes.

A quantidade excessiva de candidatos á vereador moradores do bairro, somado aqueles que se "denominam" do bairro, apenas para terem aceitação, mais aqueles que são considerados de "fora", e também captam o voto, faz com que as Quintas mesmo tendo um contingente eleitoral significativo,  não consiga eleger um nome "natural" do bairro, devido a divisão.

A não unidade por parte dos candidatos e das lideranças, faz com que a maioria dos moradores não adotem um nome, sendo resistente em vestir camisa de um candidato próprio, justamente por enxergar que as próprias lideranças e candidatos do bairro, não se unem em prol de um projeto maior, o próprio bairro.

Todo período eleitoral, o bairro é muito seduzido ao voto de candidatos considerados de "fora", isso faz com que haja um fatiamento extenso do bairro.

Diante disso as Quintas a cada eleição vem se consolidando como um "curral eleitoral sem dono", a maioria dos candidatos por não terem identidade com a comunidade, conquistam os votos e depois somem, isso, acarreta perdas pra comunidade, que continua sem força política, continua sem nenhum parlamentar que se comprometa em representar os anseios da população, sem nenhuma liderança que destine recursos por meio de emendas, que culminem em obras estruturantes para a comunidade.

Olhando por outro lado, o resultado da votação pra vereador nas Quintas, traz possibilidades de leitura como as de que:

Apesar de não terem conquistado os votos suficiente ao ponto de conquistarem uma vaga na Câmara Municipal, Marcílio Ribeiro e Bruno Gomes se consolidam como as duas forças políticas na atualidade;

O mais interessante é que conseguimos visualizar dois modelos de atuação de campanha orgânica no bairro.

🎯Marcílio que ao desenvolver algumas ações na comunidade, explorou bem as mídias sociais, mas sofreu um pouco, por não ter um grupo sólido que o ajudasse a viralizar os conteúdos, impactou bem em visibilidade, principalmente nas diversas caminhadas que realizou durante a campanha, mas, acredito que o próprio Marcílio, esperava maior engajamento dos comunitários em sua campanha.

Outro fator que interferiu e muito, foi o financeiro que é um dos mais pesa, afinal, é forte a sedução de terceiros sob o eleitor, e candidatos que enfrentam uma campanha sem muitos recursos financeiros, tendem a ter mais dificuldades pela falta de estrutura.

🎯Bruno por sua vez conseguiu formular um grupo com bons nomes, mas, demorou se apresentar a comunidade como um dos candidatos do bairro, fez isso no início da campanha com forte impacto. Mas semanas depois repensou sua estratégia, e começou a atuar de forma individual, de forma mais cirúrgica.

Os dois modelos de estratégia nos remete a uma reflexão, a votação de ambos no bairro, foi quase a mesma, agora qual modelo foi mais eficiente? Essa é uma resposta que cabe a cada leitor desse blog. (comentem no blog).

🎯Em outro cenário pareceu Aldo Clemente, como era de se esperar foi o mais votado nas Quintas, dos vereadores considerados de "fora do bairro". A articulação de Aldo foi muito forte e intensa.

🎯Um dos nomes que surpreendeu pela boa votação, sendo o quarto nome mais votado nas Quintas, foi o vereador Robson Carvalho, que em disputa interna deixou pra trás nomes como os dos também vereadores bispo Francisco de Assis, Kleber Fernandes, Felipe Alves, Paulinho Freire, Aroldo Alves e outros.

Um ponto de destaque no grupo do vereador, foi a forte atuação do jovem Erick das Quintas, que cresceu 2 vezes mais a votação de Robson. Em 2016 Robson obteve apenas 86 votos no bairro, e nessa eleição cravou 250 votos. 

🎯No caso da votação de Margerete Régia, era algo previsível justamente pela base eleitoral do seu irmão, o deputado estadual Albert Dickson, que desde a sua primeira eleição pra vereador consolidou grupo político na comunidade.

Em outras eleições estaduais, o grupo do deputado tende a apresentar uma votação mais expressiva nas Quintas, mas, como a eleição pra vereador tem sua particularidade, e é um voto considerado "nervoso", ser a quinta mais votada no geral Quintas, não é nada mal.

🎯Votação expressiva teve Luciano Nascimento, desenvolveu uma boa articulação, agregou alguns nomes do bairro ao seu grupo, como o do professor Wanberg e a Família Pontes.

Marcílio Pontes que após deixar o grupo político de vereador Ney Lopes Jr, que obteve apenas 23 votos nas Quintas, passou a integrar o grupo do então candidato Luciano Nascimento.

Marcílio realizou algumas andanças minando território, e isso pode ter resultado em Luciano Nascimento o sexto nome mais votado nas Quintas, com 218 votos.

🎯Outro nome é o do bispo Francisco de Assis, que diferente de alguns que teve votações significativa em algumas seções do bairro, e já em outras não obteve.

Os votos de Francisco de Assis é interessante, são poucos, mas ele foi votado em todas as 43 seções do bairro.

🎯Kleber Fernandes saiu do bairro com 211 votos, o vereador tem uma boa base política nas Quintas, nomes de expressão na comunidade faz parte do seu grupo político, ou tem admiração pela sua atuação parlamentar.

🎯Felipe Alves obteve 210 votos, e um dos principais nomes que ergueu sua bandeira na comunidade, foi o Quintense Nildo Ângelo. Nildo após análise no cenário político local, abriu mão de sua candidatura e decidiu apoiar o projeto de reeleição do vereador pmdebista.

Nildo que já foi candidato a vereador, em 2016 pelo PSB, obteve 909 votos em Natal, desse total pouco mais de 400 votos, foi nas Quintas.

🎯Uma das votações que se gerava expectativa quanto a expressividade eleitoral nas Quintas, era a do presidente da casa legislativa, o vereador Paulinho Freire, afinal, foi uma campanha "peso pesado", forte articulação e boa movimentação na comunidade. Paulinho beirou os 200 votos.

🎯Combinação vimos nas votações do novato Herberth Sena, e do vereador reeleiro Aroldo Alves, ambos obtiveram 193 votos no bairro.

🎯Hermes é um dos nomes que tem proximidade com a comunidade, e demonstrou penetração obtendo 177 votos. Ele fez parte do grupo político do ex-vereador Edvan Martins.

🎯Já a boa articulação de Camila Araújo se estendeu ao bairro das Quintas, claro que distante da representatividade de votos obtida no bairro Nordeste, mas Camila conseguiu furar o "bloqueio" nas Quintas, e ainda obteve 173 votos.

🎯O vereador Ériko Jácome cresceu sua votação em pouco mais de 400 votos em Natal, se comparado com 2016. Já nas Quintas, o vereador obteve 171 votos, levantaram sua bandeira os jovens Igor Souza e Jefferson Sterfeno, além de pastores.

Confira a lista com os 95 nomes de candidatos a vereador em Natal, que obtiveram votos nas seções eleitorais do Bairro das Quintas.

As informações foram extraídas do site do TSE

2 comentários:

  1. Parabéns OTACILIO PELA REPORTAGEM, GRATIDÃO AOS AMIGOS E A EQUIPE DO BAIRRO DAS QUINTAS, AO DEPUTADO ALBERT DICKSON SEMPRE A MJNHA GRATIDÃO; NASCI NA RUA ALIPIO BANDEIRA, ESTUDEI E ME CRIEI AO LADO DOS MEUS DE 19 IRMÃOS; RESPEITEI TODOS OS LIMITES POSSIVEIS DE TRABALHO, TENHO MUITOS PROJETOS IMPORTANTES PARA O BAIRRO QUE EU TANTO AMO...CONTEM COMIGO SEMPRE. FELIZ ANO NOVO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Otacílio pela reportagem muito bem feita

    ResponderExcluir