segunda-feira, 19 de julho de 2021

ELEIÇÃO DO BAIRRO NORDESTE AINDA RENDE ASSUNTO

Passados uma semana da eleição que culminou com a vitória de Manoel Eduardo (chapa10), para presidente do conselho comunitário do Bairro Nordeste, muitas foram as “resenhas” que alimentou a disputa na campanha e pós-campanha.

Placar geral com números da eleição do Conselho Comunitário do Bairro Nordeste

Apesar desse blog ter estampado em uma de suas matérias, que a eleição do BN caminhava para uma disputa acirrada, algo que não ocorreu no resultado, mas a disputa, essa sim, foi bastante acirrada e acalorada.

Na verdade o resultado da eleição elucidou a liderança de Manoel Eduardo no seu principal reduto eleitoral, mesmo alguns tecendo comentários de que a vereadora Camila Araújo utilizou-se de sua influência para alavancar a eleição do seu esposo, o mandato da vereadora foi um dos fatores que possivelmente tenha favorecido a vitória de Manoel, que obteve maioria em todas as seções eleitorais, no geral vencendo com uma diferença de 316 votos.

Mas seria imprudência não reconhecermos que Manoel tem representatividade eleitoral em sua comunidade, afinal, ele mesmo provou quando obteve quase 2 mil votos quando candidato à vereador, outrora tendo sido presidente desse mesmo bairro.

Por outro lado não podemos negar que Betinho foi ousado ao “peitar” o grupo político de Camila Araújo, mesmo terceiros falando que os quase 500 votos de Betinho, não tenha sido mérito unicamente dele, fato esse que não deprecia os seus 500 votos.

Em toda eleição é fator primário a unificação de forças, e cabe a quem se predispõe a entrar nessa disputa, atrair o máximo de apoiadores visando potencializar-se eleitoralmente.

Foi exatamente isso que ocorreu com as duas chapas, ambas utilizaram-se das regras do jogo.

Apesar de Betinho ser o atual presidente do Conselho do BN, ele não conseguiu aglutinar o apoio necessário que representasse vantagem nas urnas, frente à chapa adversária.

Mesmo não vencendo a eleição, Betinho desenvolveu forte movimentação e articulação na comunidade, com toda certeza Betinho também demonstrou ter representação política no bairro.

Mesmo a eleição tendo passado, o que se ver é resquícios de divergências políticas, motivadas pela disputa do Conselho do Bairro.

A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DO BAIRRO NORDESTE
É inegável que o bairro Nordeste ganhou representatividade política e holofotes, após contribuir com a vitória de Camila, representando 16% do total de votos obtido pela mesma, tornando a vereadora como a principal figura política da comunidade.

Já a vitória de Manoel, mais que uma vitória representou também a "blindagem política" do BN, e somou muito para o planejamento estratégico do grupo Camila Araújo, que visa ser uma parlamentar com maior referência na zona oeste de Natal.

Como parte desse planejamento, é possível que Camila/Manoel estimule ainda mais integrantes do seu grupo político, disputarem eleições em sua comunidades, segmentos e outros, a fim de aumentar ainda mais seu potencial de votos, o que a fortaleceria a vereadora, para galgar patamares ainda mais ousado na politica local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário