quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

B🎯A COMENTA: QUAL VEREADOR EM NATAL TEVE MAIOR OU MENOR PERDA DE VOTOS, COMPARATIVO 2016 "VS" 2020?

Seguindo nossa série de análises sobre a eleição municipal em Natal, dessa vez apresentamos um comparativo de 2016 vs 2020, dos votos dos candidatos a vereador em Natal 

Sabemos que se olharmos as várias pesquisas eleitorais divulgadas por alguns dos meios de comunicação local, jamais imaginaríamos que nomes como o de Milklei Leite, poderia ser uma das surpresas nessa eleição. 

Outros nomes nem citados pelos “analistas políticos” com chances de vitória em Natal, eram os candidatos Robério Paulino e Tércio Tinoco. 

🎯E o PDT que muitos afirmavam eleger 6, fez 5, sem contar que se não considerarmos o nome de Aldo Clemente, que não era vereador, o PDT só elegeria 4 dos atuais vereadores da casa. 

O PDT era a chapa considerada “suicida”. 

🎯E o que falar do homem do povo no rádio, Luiz Almir que em várias pesquisas aparecia em primeiro lugar, e outras em segundo lugar com várias citações, não conseguiu se reeleger, e com perda de capital eleitoral. 

🎯O deputado estadual Albert Dickson se movimentou e conseguiu eleger sua irmã, Margarete Régia, o 5º nome mais votado no bairro das Quintas. 

🎯Já a sua esposa e deputada federal Carla Dickson, não conseguiu eleger a sua candidata que surgiu do segmento evangélico, Cláudia Xavier que obteve apenas 1.100 votos em Natal, desses sendo 75 nas Quintas. 

🎯Sueldo Medeiros que na eleição passada foi eleito o segundo nome do PHS, no PROS perdeu força, a nominata não ajudou, e o partido elegeu apenas um vereador. 

🎯Dr. Franklin que não foi pra mais uma disputa, lançou seu sucessor Lázaro Germano, ele que não conseguiu dá liga, a candidatura não se encorpou, o que resultou em apenas 1.010 votos em Natal. 

🎯Já Raniere Barbosa o líder de votos em 2016, onde obteve 10.510 votos, não passou de pouco mais de 3 mil votos. Foi o candidato que perdeu de forma drástica seu capital eleitoral, foram menos 7.470 votos, em 2020. 

🎯O polêmico Cícero Martins, não conseguiu atrair a atenção de uma quantidade significativa dos Bolsonaristas, que possibilitasse a renovação do seu mandato. 

Com uma postura direitista, Cícero perdeu a cadeira para Tércio Tinoco, um jovem segmentado que demonstrou habilidade politica e conseguiu engajar pessoas no seu projeto. 

🎯Fernando Lucena outro conhecido por suas declarações polêmicas e personalidade forte, não conseguiu renovar o mandato. 

🎯Mesmo fragilizado, o PT continuará com as 2 cadeiras, Divaneide aumentou em quase 4 mil votos, a votação em Natal. 

🎯Já Brisa vem segmentada, militante da base petista surge com a proposta de defender projetos sólidos para a juventude, e fortalecer a diversidade. 

🎯E Robson Carvalho que quase dobra o número de votos da campanha de 2016, onde foi eleito pelo PMB, denominado por alguns de “Menino”, Robson mostrou pra muita gente grande, que o menino cresceu, e poderá incomodar ainda mais, acredito que poderá disputar uma vaga a Assembleia Legislativa em 2022. 

🎯Articulador de uma das nominatas teoricamente bem formulada, Preto Aquino que abriu mão de alguns da sua base politica, para participar da sua nominata, teve uma leve queda no seu capital eleitoral. 

O que se sabe, é que Preto busca gerar unidade no PSD, para quem sabe eleger um deputado estadual e federal em 2022. 

🎯Já Aldo Clemente que chegou ao PDT como quem não queria nada, apresentou-se com uma mega estrutura, estrutura que muitos vereadores do próprio partido não apresentaram na campanha. 

Aldo com certeza surpreendeu muita gente, e mostrou uma grande capacidade de articulação política. 

🎯Quem pulou uma fogueira das grandes, foi à vereadora Júlia Arruda, afinal sair do PDT foi acertadíssimo, a queda foi grande se compararmos a votação dela em 2020, versus 2016. Foram quase 3 mil votos a menos. 

🎯Já a Professora Eleika abriu mão da disputa, o PSL não construiu uma nominata com chances de ir pra rua. O partido não se articulou como deveria, e perdeu a vaga na Câmara Municipal. 

🎯A jovem Camila Araújo mostrou força no seu bairro, saiu do bairro Nordeste com mais de 40% do seu total de votos, demonstrou habilidade ao envolver a comunidade e o segmento na qual é uma referência. 

A quem acredite que Manoel Eduardo seu esposo, conseguiu transferir parte dos 1.787 votos, que ele obteve quando candidato a vereador em 2016. 

🎯Luciano Nascimento surpreendeu, fez uma campanha organizada, com uma atuação comunitária muito forte, justamente pelas ações que desenvolve nos bairros, buscando melhorias diárias. 

Luciano teve votação de gente grande, e com a proposta de trabalho que ele propôs defender e trabalho que irá desenvolver, principalmente no esporte. Ele com certeza têm tudo para ser um referencial na câmara. 

🎯Nivaldo Bacurau por muitos é considerado uma boa surpresa, afinal, que conhece sua trajetória de vida, sabe da dedicação e do trabalho que ele realiza em vários bairros da zona norte. 

Nivaldo é determinado, e mesmo tendo enfrentado muitas adversidades no início da campanha, continuou firme com o seu projeto, e essa sua convicção foi coroada com vitória. 

🎯Uma das candidatas que teve seu nome citado em conversas de bastidores da política, por talvez não conseguir renovar o mandato, foi a vereadora Nina Souza

Quem acompanha os acontecimentos políticos sabe que teve pesquisa, que Nina se quer foi citada. Mas, assim como há 4 anos atrás, Nina demonstrou sua boa capacidade de articulação, sendo eleita, e ampliando sua votação em pouco mais de 1.500 votos. 

🎯Ary Gomes e Dagô do Forró, deixarão juntos a casa legislativa, ambos tiveram uma perda de mais de 2 mil votos, se comparado a eleição de 2016. 

🎯Já Kleber Fernandes e Paulinho Freire tiveram suas reeleições facilitadas, muitos foram os apoios políticos, e a presença do capital humano, somado a estrutura de campanha, isso, facilitou e muito a continuidade dos seus mandatos.

Quadro comparativo de votos da eleição para vereador, de 2016 "versus" 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário