BLOG OTACÍLIO ALVES

MORADORES DA RIO POTENGI NO BAIRRO DAS QUINTAS, PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO DE NATAL

Arte do Movimento de Moradores da Rua Rio Potengi no Bairro das Quintas

Na manhã da última terça-feira (22), uma comissão de moradores da Rua Rio Potengi reuniu-se em audiência pública com a Sra. Shirley de Lago, secretária de Planejamento do Município.

Na ocasião os moradores buscaram esclarecimento acerca de algumas medidas administrativas adotadas por algumas secretarias municipais, entre elas a SEMPLA (Secretaria de Planejamento), SEHARPE (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária) e SEMURB (Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo), as medidas são motivadas pelo acionamento da Justiça Federal, que provocou a CBTU e Prefeitura do Natal, visando adotar distância mínima das residências locais e linha férrea.

Isso, é fruto de ação judicial que tramita há mais de 10 anos sem resposta por parte dos arrolados no processo, o que fez com que a justiça obrigasse a tomada de decisões efetivas.

Atualmente, a SEHARPE é a secretaria que mais vem atuando na tomada de medidas, para isso, contratou a empresa Consulting Brasil, visando fazer levantamento social dos moradores e estrutural dessas residências, após feito esse levantamento, a empresa contratada identificou cada casa com um selo de vistoria.

Segundo a secretaria da SEMPLA, essa é uma medida necessária, há muitas residências próximas da linha férrea, algo que pode oferecer risco à população local.

Ela ainda informou que o levantamento ainda está em curso, e que todas as pastas estão discutindo de forma permanente, analisando a realidade do local com base nos estudos feitos, e quais as medidas cabíveis para o caso.

Ela ainda tranquilizou os moradores de que ninguém sairá de suas moradias para “ficarem na rua”, os que precisarem deixar suas residências serão assistidos pelo poder público. Ela não citou a forma dessa assistência, mas que a mesma está sendo fruto de discussão, assim como outras medidas que estão sendo debatidas.

Os moradores saíram satisfeitos provisoriamente, tendo em vista que as medidas previstas não estão sendo irresponsáveis, pois, estão levando em consideração as particularidades do local, social e estrutural.

A comissão participará de outras audiências intermediadas pelo mandato Anderson Lopes, os membros se reunirão com os secretários da SEHARPE e SEMURB, a fim de esclarecer outros pontos que ainda estão pendentes.

"Denominado de MRP, o movimento de moradores da Rua Rio Potengi, foi criado com a finalidade de promover debates e busca por construção de políticas públicas, garantir o direito a moradia, dignidade humana e cidadania."

Siga Nossas Redes Sociais

B🎯A RN: boarn.blogspot.com
Instagram: www.intagram.com/otacilio.alves.902
Facebook: www.facebook.com/otacilio.alves.902
Youtube: www.youtube.com/channel/UCz7LbzlwQygUhOLm8tz4pKg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem