
No próximo domingo (11/07) os moradores bairro Nordeste, zona oeste de Natal, irão as urnas das 07:00 as 17:00, na Escola Municipal Chico Santeiro, situada na Rua da Cruz, s/n, para escolher o novo presidente do Conselho Comunitário do Bairro, para um mandato de 3 anos.
Estão aptos ao voto 6.429 comunitários, que votam em eleições regulares (partidárias) números com base na eleição de 2020, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Na eleição passada votaram no pleito em torno de 1.200 comunitários, e quase 1.000 votou nominal, ou seja, optaram por uma das chapas em disputa, mas, devido à pandemia têm quem acredite que nessa eleição participe da votação em média 800 comunitários, pois ainda estarmos passando por um momento delicado relacionado ao COIVD, e por não ser um voto obrigatório.
Essa é a semana decisiva, e os ânimos entre as duas chapas estão “exaltados”, a disputa está sendo voto a voto, e nos últimos dias devido ao acirramento na disputa, tem provocado “discussões” entre os líderes das duas chapas, nada que não seja considerado natural pelo momento caloroso da disputa.
Duas chapas estão na disputa pela presidência da entidade, de um lado, o atual presidente da entidade Betinho Alves, que tem como vice Selma Lopes, chapa 15.
Já o outro projeto político é liderado por Manoel Eduardo, e tem como vice Maria de Dias, chapa 10.
Manoel Eduardo que outrora foi presidente do Conselho do Bairro Nordeste, teve uma gestão aprovada pelos comunitários mediante sua dedicação e comprometimento na gestão. Ele que representa o grupo político da vereadora Camila Araújo.
O ponto que favorece Manoel é a experiência de já ter sido presidente, ter o apoio de uma vereadora que tem uma base política consolidada, sendo a mesma, a principal figura política da comunidade, além de ser detentora de um mandato que a coloca em uma posição de favorecimento, por reter influencia junto à gestão municipal.
Camila que conquistou um mandato endossado pelo próprio bairro, bairro esse que proporcionou quase metade da votação geral que Camila obteve em Natal.
Manoel que também já foi candidato a vereador em Natal, em 2016, obteve quase 2.000 mil votos.
Ele que de forma direta é fortalecido por ser o “mentor” no grupo Camila Araújo, tendo sido o principal articulador de sua campanha vitoriosa, contribuindo também na gestão do mandato de Camila.
Já um ponto que pode favorecer o candidato Betinho, é o fato de está frente à gestão, e ter desenvolvido ações na comunidade que o fortaleceu politicamente, por ter estado próximo do cidadão, e a comunidade tê-lo como referência.
A gestão Betinho seguiu uma linha meio humanista, sendo focada nas pessoas e nas ações sociais, mas visão arterial nos problemas estruturais do BN, e na busca incansável pela resolutividade das oportunidades identificadas junto aos órgãos responsáveis.
🎯 UM BAIRRO NORDESTE COMO NUNCA VISTO
Um ponto importante politicamente no bairro Nordeste, foi que após a votação significativa direcionada a Camila, justamente por boa parte dos moradores ter investido em candidatura própria, evidenciando isso em número nas urnas, o bairro conquistou grande projeção política junto à sociedade Natalense.
Por alguns o BN era visto apenas como um bairro eixo, que interligava as 4 zonas da cidade, mas por ter sido protagonista como outros bairros em Natal, sito Nsa. Sra. da Apresentação principal responsável pela vitória de Milkley, Igapó que apostou em Nivaldo, e outras comunidades que também foi fundamental para que ocorresse a tão sonhada renovação na Câmara.
O bairro Nordeste demonstrou a unidade necessária para construção de um mandato que pudesse atrair holofotes e investimentos públicos, deu um “tapa na cara” de bairros considerados maiores em número populacional e eleitoral, que por não estabelecer um ambiente de unidade, não conquista uma cadeira própria, servindo apenas de curral eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário